domingo, 21 de julho de 2013

Serras e morros.

As serras constituem relevos acidentados, geralmente em forma de cristas (partes altas, seguidas por saliências) e topos aguçados ou em bordas elevadas de planaltos. A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são bons exemplos. As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas.
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.
São formas em cadeias de montanhas em que pode variar entre 600 a 3000 metros. Elas se expandem ao longo do Brasil, apesar de que no Brasil não existir montanhas e sim cadeias de montanhas. Entre elas exitem serras famosas como a Serra da Mantiqueira e Serra dos Órgãos.essas serras são de importante valor para a flora e fauna de nosso país.
Morro, colina ou cerro (às vezes escrito serro) é um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com decline suave.
A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjectiva. Considera-se em geral que um morro é mais baixo e menos abrupto que uma montanha, com um desnível de até cinquenta metros.
 
Fotos tiradas por mim e por Adilson Costa. As serras são em Jacobina - BA e o morro é o de Tanquinho de Feira, na BA. 
Beijos, paz e luz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.