sábado, 13 de julho de 2013

Iniciativas brasileiras para melhorar o meio ambiente.

Biocombustível: O Brasil é pioneiro no estudo do biocombustível. Menos poluente (diminuição da emissão de CO2) e mais sustentável, eles ganham a cena como alternativas mais sustentáveis aos combustíveis fósseis – gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. Desde 2010, todo o diesel comercializado no Brasil contém uma mistura de 5% de biodiesel, que é um combustível produzido a partir de plantas oleaginosas cultivadas no Brasil, como soja, algodão, palma, mamona, girassol e canola, bem como de gordura animal e óleos residuais de fritura.
Reciclagem de latinhas de alumínio: Somos os recordistas mundiais na reciclagem de latas de alumínio. O nível de reciclagem chega a 98,3%. A reciclagem de alumínio representa uma importante economia de energia para as indústrias. O processo de reciclagem consome 700 kw/h ao ano, o que representa 5% a menos em comparação ao gasto na fabricação que abrange os processos de elaboração inicial do alumínio, de transformação da bauxita em alumina e a finalização do material em barras de alumínio. O alumínio é uma material 100% reciclável, e seu reaproveitamento elimina a necessidade de emissão de CO2 na atmosfera pela produção. A emissão cai para 5% no processo de reciclagem.
Concreto ecológico: O cimento ecológico leva em sua composição cinza de bagaço de cana de açúcar, cinza de casca de arroz e resíduos da indústria cerâmica. Ele é ecológico seja pela redução da emissão do gás carbônico, seja pelo uso de materiais naturais. A indústria cimenteira é responsável por 5% a 7% das emissões mundiais dos gases do efeito estufa. No caso do concreto, liga formada por cimento, brita (pedra) e areia, é possível reduzir o consumo de cimento em 20% a 40% com alternativas como cinza de bagaço de cana-de-açúcar, cinza de casca de arroz e resíduos da indústria cerâmica. A brita pode ser completamente substituída por materiais obtidos em demolições de construções antigas.
Reaproveitamento de garrafas PET: São várias as aplicações do reaproveitamento de garrafas PET. Na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, por exemplo, jovens reutilizam garrafas PET na forma de objetos úteis como vassouras.
 A importância da reciclagem do PET.
  • Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.
  • Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. 
Com criatividade podemos criar em casa vários objetos úteis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo:
- Luminárias
- Vasos para plantas
- Regadores para plantas
- Porta guardanapo
- Banquinhos
- Porta lápis e canetas
- Jogos educativos
- Potes para utensíliosinvés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.