quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Parabéns aos Biólogos.

No dia 3 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo.O biólogo é aquele que está envolvido diretamente com o estudo e a pesquisa das áreas de conhecimento da biologia. Além de estudar os organismos vivos, é função do biólogo pesquisar sobre a origem dos seres e suas funções, as espécies existentes, ou seja, analisar os seres em seus vários níveis de organização.
O profissional da área pode atuar em diversas áreas, como em laboratórios de pesquisa, laboratórios de biologia clínica ou mesmo em pesquisa de campo. Na indústria, o biólogo é encarregado da fabricação de medicamentos, alimentos, cosméticos, entre outros. Já o biólogo que trabalha com genética e biotecnologia, estuda organismos em laboratório realizando exames para verificar doenças genéticas. Ou seja, dependendo de sua formação, o biólogo pode escolher entre pelo menos 50 áreas de atuação.
O exercício da profissão de biólogo exige dupla habilitação, sendo a primeira a técnico-científica, que consiste na obtenção do diploma da área, fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado através da graduação em nível superior nu curso de Biologia; e a habilitação, a legal, que se dá a partir do registro do profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício – no caso, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.
Especializações
Após a formação, poderá fazer cursos nas seguintes áreas: Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia, etc.
Biólogos famosos
Jacques Cousteau (1910 - 1997), biólogo marinho, oceanógrafo e explorador francês
Charles Robert Darwin (1809-1882), naturalista britânico. Conhecido por desenvolver a Teoria da Evolução das Espécies e Seleção Natural.
Crodowaldo Pavan (1929-2009) - Crodowaldo Pavan foi um biólogo e geneticista brasileiro. Sua especialidade era genética de populações e celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.