quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vazamento na REPAR


Em 16 de Julho de 2000, o rompimento de uma das adutoras da Refinaria Getúlio Vargas – Repar -, da Petrobras, no município de Araucária, a 24 quilômetros de Curitiba, deu origem a um vazamento em que aproximadamente 4 milhões de litros de óleo atingiram os rios Barigui e, posteriormente, o Iguaçu. O acidente somente foi detectado duas horas depois, levantando o alerta do despreparo das empresas quanto a esse tipo de ocorrência – e até mesmo em relação aos critérios envolvidos na Certificação ISO 14.000.
Na ocasião, uma força-tarefa uniu-se para dar suporte ambiental na região. Convidado pelo Ibama, Instituto Ambiental do Paraná – IAP – e Ministério Público, o Instituto Ecoplan coordenou as ações de 23 ONGs (brasileiras e argentinas) na operação batizada de “Resgate do Iguaçu”. Além de tentar conter o vazamento, as instituições atuaram na mobilização para resgate e recuperação da fauna intoxicada da região, além de apoiar a população do entorno dos rios. Para complementar o trabalho, foram realizadas expedições dando continuidade ao monitoramento das áreas. Até mesmo as que ficaram livres dos impactos diretos do vazamento foram vistoriadas.
De acordo com o relatório conclusivo das ONGs atuantes no Resgate do Iguaçu, realizado em 2000, entre os danos ambientais imediatos à água e à biota estão:
- contaminação aguda ou crônica da fauna e da flora aquática e terrestre, resultando na mortandande por intoxicação;
- o impedimento e abafamento da difusão do oxigênio para água causou a morte por asfixia de peixes, zooplâncton, bentos, fitoplâncton e da macroflora;
- comprometimento de recursos alimentares da fauna aquática;
- contaminação da água impedindo o abastecimento para alguns usos industriais e até mesmo para as populações ribeirinhas.

Fonte de pesquisa: http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2005/07/14/20016-exclusivo-um-dos-piores-acidentes-ambientais-do-brasil-8211-ocorrido-no-parana-8211-completa-cinco-anos-amanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.