sábado, 15 de outubro de 2011

Gigantes que rastejam

A sucuri
Filo: Chordata
Classe: Repitilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Comprimento: até 12 mt
  • Procriam uma vez por ano
  • Nascem de 20 a 70 filhotes
  • Comprimento do filhote: 15 a 45 cm
A sucuri é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa. Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

Particularidades.
A sucuri pode viver até 30 anos, e é a segunda maior serpente do mundo, perdendo apenas para a piton reticulada.As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitos contos sobre ataques destas serpentes a seres humanos, no entanto, a maioria dos casos são fictícios, principalmente no que se diz respeito ao seu tamanho real. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. Os registros confirmados das maiores chegam em torno de 8 metros. A maior sucuri da qual se tem registro por fonte confiável, foi a encontrada no início do século XX, pelo marechal Cândido Rondon, que media 11 metros e 60 centímetros.
Quanto aos ataques, existem alguns registros de vítimas fatais humanas, por exemplo, o famoso caso de um índio de 12 anos que foi devorado na década de 1980 por uma sucuri de grande porte, bem como alguns adultos nativos que estavam embriagados a beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná.
A sucuri tem os mesmos hábitos dos outros constritores (cobras que apertam suas vitimas). Ela não e tão comprida como se fala nas lendas. Grande e noturna, a sucuri geralmente vive sozinhas nas florestas matas tropicais da América do Sul. Seu habitat são os pântanos ou os galhos baixo das arvores próximas da água parada. Dependendo de onde viva, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos ou aves. Ela fica a espreita de sua vitima.
Os animais devem ter cuidado quando forem beber água. Geralmente a vitima e puxada para dentro da água depois de ser segura pela boca da cobra. Na água ela e sufocada por uma serie de constrições e afogada ate morrer,mas a vitima não e reduzida a uma geléia antes de ser comidas, como muitos acreditam.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br
          http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-reptilia/sucuri.php
          http://blog.c77c.net/pregnant-anaconda-killed-by-villagers-how-sad/
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Sucuri

Um comentário:

  1. aff maria eu morro de medo desse bicho se ta doido se eu encontra um bicho desse eu morro antes dela me matar

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.