sábado, 20 de novembro de 2010

Consumo Consciente




Consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. As etapas são: decidir o que queremos consumir, por que consumir, como consumir, de onde consumir, a compra, o uso e o descarte.
O consumo está presente, praticamente, todo tempo em nossa vida.
Ao acordar, vamos ao banheiro e consumimos água, eletricidade, pasta de dente e sabonete. Depois tomamos café-da-manhã e lá vai café, pão, manteiga, geléia, frutas, água, eletricidade. E mais água para fazer o café e para lavar a louça. Quando saímos para o trabalho, a menos que se vá a pé ou de bicicleta, consumimos combustível, mesmo que seja do ônibus, e no caso do metrô, energia elétrica. Dependendo da ocupação de cada um, haverá diferentes tipos de consumo, mas é quase certo que haverá uso de eletricidade, papel e cafezinho, por exemplo. Portanto, mesmo que você passe o dia todo sem sequer abrir a carteira, terá consumido muita coisa.



O consumo é algo importante e causa impactos em nós mesmos, que temos que arcar com as despesas do consumo, na economia, na sociedade e na natureza, que nos fornece matéria-prima para tudo o que consumimos.
Como você pode usar suas escolhas de consumo para construir um mundo social e ambientalmente melhor?

É consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo 
É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente
É consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações





2 comentários:

  1. REALMENTE SÉRIO ESSE ASSUNTO, E AS PESSOAS NÃO ESTÃO PREOCUPADAS COM ISSO. TEMOS QUE EDUCAR A NOVA GERAÇÃO PARA PENSAR E AGIR RÁPIDO A RESPEITO DESSE ASSUNTO. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA....

    ResponderExcluir
  2. Aninha, excelente post! A maioria dos seres humanos, ainda não se deu conta disso. É muito sério e preocupante mesmo.
    Bom domingo! Bjos:

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.