quinta-feira, 11 de novembro de 2010

10 Dicas para Combater o Aquecimento Global


  1. Troca de lâmpadas: substituir as lâmpadas convencionais por fluorecentes compactas. Com isto estaremos deixando de gerar no mínimo 400kg de dióxido de carbono por ano.
  2. Deixar o carro na garagem: caminhe, pedale, compartilhe o carro e use mais vezes os transportes públicos. A cada 10 quilômetros é igual a menos 3kg de dióxido de carbono.
  3. Reciclar: reciclando metade do seu lixo, estará economizando 1000kg de dióxido de carbono anuais.
  4. Verificar os pneus:  mantenha os pneus do carro devidamente calibrados, isso pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 %. Cada litros de combustível libera 2.5Kg de dióxido de carbono da atmosfera. Para saber a calibragem correta basta olhar na parte interna da tampa de combustível.
  5. Diminuir o consumo de água quente: aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio ou chaveie a ducha para a posição adequada, menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais.
    Em algumas lavanderias como as de hospitais é necessário a lavagem de roupas em água quente para uma correta assepsia, fora isso não há necessidade nenhuma, ainda que é igual a mais 225 quilos de dióxido de carbono ao ano.
  6. Embalagens: pode evitar-se a emissão de 545 kg de dióxido de carbono se se reduzir o lixo em 10%. (incluindo sacolas plásticas e embalagens secundárias).
  7. Ar condicionado: acertando o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode evitar a emissão de cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano.
  8. Plantar uma árvore: uma só árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida.
  9. Aparelhos eletrônicos: desligando aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados, serão poupados milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.
  10. Passe esta mensagem adiante: ajude a solucionar este problema, incentive os amigos a ver ” Uma Verdade Inconveniente “. E antes de imprimir este documento, pense se é mesmo necessário.
    Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 MWh de energia.
    Em média, por ano, uma família gasta em papel o equivalente ao abate de seis árvores.
Fonte: adaptado pela Renata (alerta lançado pelo Oceanário de Lisboa para ajudar a combater o aquecimento global).
Site de pesquisa: http://www.idealdicas.com/10-dicas-para-combater-o-aquecimento-global

Um comentário:

  1. Aninha, vim retribuir sua visita e dizer q adorei seu blog. Suas dicas são muito importantes. Educar e conscientizar não são tarefas fáceis, mas não podemos desistir. Tudo por um planeta saudável. Bjs

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.