terça-feira, 9 de novembro de 2010

O lixo que produzimos

O lixo é formado por tudo aquilo que consideramos inúti, velho, sujo ou indesejável, ou seja, aquele material que, por razões diversas, acaba jogado no lixo.
Atualmente o Brasil produz cerca de 61 milhões de toneladas de lixo por ano. A cada dia são cerca de 170 mil toneladas de resíduos. 
O lixo pode ser domiciliar, hospitalar, industrial, agrícola, atômico, espacial, eletrônico, etc.
O lixo domiciliar é o mais volumoso e variado. Você tem idéia da quantidade de lixo que produz por dia?

 O lixo do serviço de saúde, como o próprio nome sugere, provém de hospitais e clínicas médicas. Esse lixo é muito especial e perigoso. Como ele é contaminado com agentes de inúmeras doenças, só pessoas treinadas podem lidar com ele.
Os resíduos industriais formam o lixo industrial. O tipo de indústria vai determinar o tipo de resíduo que ela produz.
Já os resíduos da construção civil constituem um problema à parte, devido a seu grande volume, que é de fato maior que o do lixo domicilar. A cidade de São Paulo, por exemplo, produz, por dia, 18 mil toneladas desse tipo de lixo. 
As atividades agrícolas também produzem lixo. O lixo agrícola contém restos de colheitas, sobras de fertilizantes e agrotóxicos usados nas lavouras.


 O lixo atômico, também conhecido como lixo nuclear, é o mais perigoso por ser formado por materiais que contém elementos ou substâncias radiotivas.
Outro tipo de lixo que tem despertado preocupação, pois só tende a aumentar, é o lixo espacial. Ele é formado por satélites, sondas e foguetes desativados ou seus fragmentos. Esses refugos representam perigo para os novos artefatos lançados no espaço. Também existe a possibilidade de cairem na superfície da Terra e causarem acidentes, além de contribuirem para aumentar o volume de lixo por aqui.

O lixo é considerado um fator de poluição ambiental. Além de tornar feio o local onde se encontra, produz mau cheiro e atrai visitantes indesejáveis, como ratos, baratas, moscas, etc. 
Copos plástico, papel, latas de alumínio e outros materiais jogados nas ruas, entopem bueiros, impedindo o escoamento da água da chuva e provocando inundações. 
Todas as vezes que você for jogar lixo pela janela do seu carro ou do ônibus, ou chupar aquela bala e resolver jogar o papel (Tão pequenino.Que mal vai fazer?) na rua, lembre-se dessas imagens. Mas, lembre-se também que a responsabilidade pela limpeza urbana não é só da prefeitura de sua cidade. É sua também. 
Lugar de lixo é na lixeira.

Gentileza Urbana. Pratique!!!
Sempre.

Fonte de pesquisa: Lixo (autora Suzana Fancchini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.