quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lobo Guará

Maior canídeo da América do Sul. 
Originalmente, era encontrado desde o norte da Argentina até o limite da Amazônia. E da Bolívia até o sertão de Pernambuco. Hoje sua população está restrita às áreas protegidas ou afastadas do Cerrado brasileiro e às áreas inóspitas do Chaco, na Bolívia e no Paraguai. 
É um animal tímido e procura manter-se afastado do ser humano, porém é comum aparecer nas sedes das fazendas, atraído pelo cheiro da comida. 
Possui mandíbulas fracas e alimenta-se de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais (roedores, pássaros, ovos, peixes, rãs e insetos). É reconhecidamente um importante dispersor de sementes.
As pernas longas facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta. Suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação.
É uma espécie em extinção devido à redução do seu habitat, à caça generalizada e à captura para os zoológicos. 
Comprimento: 1,30 m (corpo), cauda até 40 cm
Altura: até 1,00 m
Peso: 23 kg
Gestação: até 67 dias.
Número de filhotes: até 06.
Longevidade: 15 anos.
Curiosidades
O lobo guará tem filhotes somente no mês de junho e, quando eles nascem, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Esse mamífero tem um sentido muito grande de família. Os filhotes do lobo guará nascem pretos. com a ponta da cauda branca. São apenas dois por gestação.

Um comentário:

  1. Aninha,
    Que show de blog. Amei!!! Vou passar por aqui muitas vezes.
    Abraços,
    Helô

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.