quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Visita ao Parque das Dunas


A UNIDUNAS é uma OSCIP – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada com o intuito de preservar o meio ambiente nas áreas remanescentes de dunas e restingas da APA do Abaeté, e vem protegendo a área durante vários anos da prática de especulação imobiliária, off-road, retiradas da flora e da fauna.
Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG's, entre outros, demonstrando o potencial da área.
IMPORTÂNCIA
Considerado o maior projeto ambiental do município de Salvador, são inúmeras as razões para preservar o Parque Ecológico da Restinga.
A sua importância ambiental deve-se a causas históricas, ambientais climáticas e sociais, portanto é necessário:
Preservar o ecossistema natural das dunas, de forma a assegurar as condições ecológicas e o bem-estar e segurança da população;
Preservar um importante remanescente da restinga do município do Salvador;
Preservar a Biodiversidade (a flora e fauna nativa, de forma a impedir a sua destruição, bem como preservar as espécies ainda existentes, ex: quatro espécies endêmicas da flora);
Proporcionar ao público em geral, atividades interpretativas através das trilhas guiadas e do Centro de Visitantes;
Desenvolver atividades recreativas, tais como piquenique, descanso, parque infantil e trilha;
Promover pesquisas científicas sobre os recursos naturais do Parque;
Proteger os aqüíferos existentes pela manutenção da cobertura vegetal;
LOCALIZAÇÃO
Localizado ao norte do município de Salvador, o Parque das Dunas possui uma área de 1 milhão e 200 metros, com 5km de comprimento e uma largura média de 1km. Fica na Av. José Augusto Tourinho Dantas, entre os bairros de Praia do Flamengo, Stella Maris, fazendo fronteira com o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, com um perímetro de 3,5km. Toda área será cercada por cerca natural. O clima da área é quente e úmido, com maiores índices de pluviosidade ocorrendo entre os meses de maio e julho. Os ventos predominantes são oriundos do sudeste e a umidade do ar se mantém em torno de 80%. (Fonte de pesquisa: http://www.unidunas.com.br/)

Eu estive visitando essa maravilha de lugar com a turma da faculdade Estácio/FIB no dia 10/09/2011. Voltei encantada e fã.
PALESTRAS E INÍCIO DA CAMINHADA
E NÓS CAMINHAMOS
A BELEZA DAS DUNAS
VEGETAÇÃO DAS DUNAS
5 milhões de metros quadrados de poligonal conservado. Vegetação de restinga em três estágios: herbácea, arbustiva e arbórea. Faz parte do ecossistema da restinga a cyperaceae, ela é bioindicadora de lençol freático.
A restinga é um conjunto de formações vegetais que revestem as áreas litorâneas, desde o oceano até as primeiras encostas da Serra do Mar. Entre os botânicos, nome da vegetação lenhosa e densa relativamente, da parte intensa, plana, mais afastada da praia. (Fonte de pesquisa: http://www.infoescola.com/biomas/restinga/)
POR DENTRO DO BOSQUE
PLANTAS DO LOCAL
LAGOAS
APRENDIZADO EM CAMPO ABERTO
E SE DIVERTINDO

Até nosso próprio passeio.
Beijão

Um comentário:

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.