sábado, 17 de setembro de 2011

II WORKSHOP BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ZONAS COSTEIRAS

Hotel Portobello Ondina Praia - Salvador (BA)
De 6 a 9 de novembro de 2011.

O I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, realizado em setembro de 2009, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) RS, teve como tema central Estado do Conhecimento e Recomendações Futuras, e como objetivo, apresentar os primeiros resultados da sub-rede Zonas Costeiras e consolidar o grupo de trabalho e integrando seus membros.
Dentre os impactos causados pelo I Workshop destacam-se a integração e consolidação da rede de pesquisa Zonas Costeiras e a elaboração do Volume Especial Climate Changes and Brazilian Coastal Zones,  publicado pela revista Panamjas. Destaca-se ainda, a elaboração da Declaração de Rio Grande, um documento de base e de conclusão gerado a partir das discussões realizadas durante o evento.
Considerando os resultados alcançados pela sub-rede Zonas Costeiras em seu I Workshop, estamos propondo a realização do "II Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras".
O II Workshop acontecerá em novembro de 2011, em Salvador (BA), tendo como objetivo desdobrar as recomendações levantadas durante o I Workshop e como metas principais o estabelecimento e/ou fortalecimento de redes observacionais na padronização e adaptação de protocolos metodológicos comparativos, no estímulo a criação de novas linhas de pesquisa dentro do tema mudanças climáticas tais como: eventos extremos, acidificação dos oceanos e ciclo do carbono. Visa também, discutir a importância da formação de recursos humanos e a abordagem de problemas relacionados com a divulgação científica e a educação da população sobre o mesmo. Assim, a realização deste evento é um subsídio para impulsionar as pesquisas sobre mudanças climáticas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.