sábado, 28 de abril de 2012

Uma trilha de aventuras, cansaço e beleza.

Ontem, dia 27/04/12 os componentes do NUSA, do qual, orgulhosamente, faço parte, fizeram uma trilha de 4 h e 30 min de Saubara até a comunidade de Caibongo, em Santiago, distrito de Cachoeira - BA.
O que vimos não tem como explicar. Foi belo, foi mágico, foi o que consideramos uma vitória e superação de nossos limites.
Então vamos passear comigo?
Começando a caminhada, sem cansaço e cheias de entusiasmo, guiadas por César, morador da área e funcionário da Embasa de Saubara e Ari, nosso motorista que sempre se mete nas piores "roubadas do NUSA" (palavras dele) mas acaba se divertindo mais do que nós mesmas.
O rio Irauá nos dando as boas vindas.
"Correm as águas do rio
Passam na agulheta do tempo
A mesma água não volta, nem pelo fio
Não repete a sua passagem."
Poesia: Fluir de um Rio
Autor: Deepmoon
Aqui num trecho da trilha em que iríamos subir um morro. Já tínhamos 1 hora de caminhada.
"E olhando o céu pode ver
Que o vento sopra e a chuva cai
As nuvens passam..." 
Música: Amazônia
Autor: Roberto Carlos
E quanto mais olho a beleza da natureza mas sinto que eu não podia ter outra profissão. Eu vivo pela natureza. Amo e respiro essa maravilha. Aqui é o meu lugar.
"Eu sou a única mãe que gera, pari, cria e depois recolhe ao ventre."
Poema: Súplica da Natureza
Autor: Gilberto Brito
E Deus veio dizer que ele é isso: luz e natureza.
Me sentindo em casa.
E continuamos por dentro da mata.
"Natureza que reclama
Flores, folhas, verde vida
Rios, mares se derramam pela terra tão ferida
Ventos pedem, choram e chamam"

Música: Águia Dourada
Autor: Roberto Carlos
Depois de duas horas de caminhada, o cansaço começou a chegar devagarinho.
Mais um trecho do rio para atravessar. Foi o terceiro trecho de rio que atravessamos. Dessa vez Viviane precisou ser carregada por Eliane para atravessar. Seus pés já estavam feridos.
"Desperta, pra selva viver."
Hora de prosseguir.
Depois de 3 horas de caminhada, sem parar para descansar.
Plagiando Paulo Coelho: As margens do rio Irauá eu, Eliane, ajoelhei e rezei.
"A vida é como esse rio
Na superficie a velocidade instântanea
No fundo as correntes pesadas
As pedras roladas, as plantas prezadas
O que se esconde e funde no leito
Escorregadio que com os tempos feitos
Pouco mudam, pouco nadam"
Poesia: Fluir de um Rio
Autor: Deepmoon
E nas águas límpidas deste rio eu te batizo.
"A vida de um rio, não é só a agua que passa
É as margens descoladas, divididas
São quem passa quem refresca
É a vida num todo que se compõe
É quem mergulha, quem acha
Quem muda, leva ou põe
É quem toca no fundo
Traz a vida que mergulha num rio também"
Poesia: Fluir de um Rio
Autor: Deepmoon
"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido."
Leonardo da Vinci
"Os rios que eu encontro
vão seguindo comigo.
Rios são de água pouca,
em que a água sempre está por um fio."
João Cabral de Melo Neto
 
"Rios todos com nome
e que abraço como a amigos.
Uns com nome de gente,
outros com nome de bicho,
uns com nome de santo,
muitos só com apelido."
João Cabral de Melo Neto 
Alguém deixou uma mensagem para os que passam por aqui.
E depois de 4 h e 30 min de caminhada sem descanso, chegamos a Caibongo, em Santiago, Cachoeira -BA. 
"Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais"
Música: Casa no Campo
Elis Regina
Nos despedimos de Caibongo. No corpo o cansaço, na alma a leveza e no coração uma certeza de que valeu a pena. 
 
Até a próxima vez.
Beijos, paz, luz, natureza e vida para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.