domingo, 24 de outubro de 2010

Os 5 R's


O conceito de 5 R’s foi adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.
Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
Reduzir - consumir menos produtos, dando preferência aos que tem maior durabilidade. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens mais econômicas. Priorize as embalagens retornáveis. Faça uso das ecobags. Não imprima, leia na tela do computador.
Reutilizar - utlize os dois lados do papel. Crie artesanatos com produtos recicláveis. Faça compostagem.
Reciclar - Pratique a coleta seletiva. Procure na sua cidade locais que recolham o óleo de cozinha usado, papel, plástico e entregue seu lixo para reciclagem. Separe o lixo em cinco grupos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico.
Repensar - Pense na real necessidade daquele produto, antes de comprar. Evite o desperdício dos alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Mude seus hábitos de consumo e descarte.Prefira papel reciclado.
Recusar - Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Recuse produtos que agridem o meio ambiente.
Pratique os 5 R's. A Terra agradece.




2 comentários:

  1. Se ao invés de comprar 10 garrafinhas de detergente liquido de 200mls voce adquirir uma embalagem de 2Lts tera menos embalagens para descartar e ainda economizara dinheiro

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha, a regr dos 5 R's é muito importante.
    Lá em casa todo o lixo é separado, optamos por embalagens maiores em vez de várias mais pequenas, procuramos sempre aproveitar ao máximo cada saco de plástico e normalmente trazemos as compras em sacos grandes duradouros ou sacos de pano. O papel que já não é preciso serve par rascunho da parte de traz e só depois é que vai para a reciclagem.
    Estas são algumas pequenas acções que praticamos lá em casa.
    Bjs gds

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler seu comentário.
Obrigada pela visita.