E lá vai o NUSA/UMS fazer aquilo que mais sabe: levar respeito ao meio ambiente para todos os lugares que podemos chegar. Desta vez sem nossa amada Alexsandra Paraíso, que já trilha outros caminhos ambientais, porém o legado que ela nos deu sempre estará conosco.
A viagem de barco foi uma comédia. Choveu na ida e molhava dentro do barco. Tínhamos que no preocupar com os equipamentos. Eliane morrendo de medo do barco virar porque é a única que não sabe nadar.
O público desta palestra foram crianças da turma do ensino fundamental I. Ilha de Maré tem uma população carente de saneamento e atenção pela prefeitura. Achei esgoto indo diretamente para o mar. Sei que existe um projeto de implantação do Bahia Azul na região e, conforme soube pelo departamento de esgoto da Embasa, já está em fase de implantação.
A criançada ficou encantada com os objetos que fizemos com o "lixo". Todos muito interessados em aprender a confeccioná-los também.
Eis os objetos que levamos para distribuir com a garotada.
Não faltou animação na distribuição dos brindes. Cada criança respondia uma pergunta sobre o que aprendeu na palestra e ganhava um brinde. Foi uma folia.
O mais gratificante deste dia foi o sorriso das crianças e desta professora. Ela demonstrou tanta felicidade por nos ver lá que me senti uma verdadeira vitoriosa. A carência de atenção daquela pessoas me fez ver que temos que voltar lá outras vezes.
Eu é que agradeço por cada sorriso que nos foi presenteado.
Obrigada.