domingo, 21 de julho de 2013

Serras e morros.

As serras constituem relevos acidentados, geralmente em forma de cristas (partes altas, seguidas por saliências) e topos aguçados ou em bordas elevadas de planaltos. A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são bons exemplos. As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas.
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.
São formas em cadeias de montanhas em que pode variar entre 600 a 3000 metros. Elas se expandem ao longo do Brasil, apesar de que no Brasil não existir montanhas e sim cadeias de montanhas. Entre elas exitem serras famosas como a Serra da Mantiqueira e Serra dos Órgãos.essas serras são de importante valor para a flora e fauna de nosso país.
Morro, colina ou cerro (às vezes escrito serro) é um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com decline suave.
A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjectiva. Considera-se em geral que um morro é mais baixo e menos abrupto que uma montanha, com um desnível de até cinquenta metros.
 
Fotos tiradas por mim e por Adilson Costa. As serras são em Jacobina - BA e o morro é o de Tanquinho de Feira, na BA. 
Beijos, paz e luz. 

sábado, 13 de julho de 2013

Iniciativas brasileiras para melhorar o meio ambiente.

Biocombustível: O Brasil é pioneiro no estudo do biocombustível. Menos poluente (diminuição da emissão de CO2) e mais sustentável, eles ganham a cena como alternativas mais sustentáveis aos combustíveis fósseis – gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. Desde 2010, todo o diesel comercializado no Brasil contém uma mistura de 5% de biodiesel, que é um combustível produzido a partir de plantas oleaginosas cultivadas no Brasil, como soja, algodão, palma, mamona, girassol e canola, bem como de gordura animal e óleos residuais de fritura.
Reciclagem de latinhas de alumínio: Somos os recordistas mundiais na reciclagem de latas de alumínio. O nível de reciclagem chega a 98,3%. A reciclagem de alumínio representa uma importante economia de energia para as indústrias. O processo de reciclagem consome 700 kw/h ao ano, o que representa 5% a menos em comparação ao gasto na fabricação que abrange os processos de elaboração inicial do alumínio, de transformação da bauxita em alumina e a finalização do material em barras de alumínio. O alumínio é uma material 100% reciclável, e seu reaproveitamento elimina a necessidade de emissão de CO2 na atmosfera pela produção. A emissão cai para 5% no processo de reciclagem.
Concreto ecológico: O cimento ecológico leva em sua composição cinza de bagaço de cana de açúcar, cinza de casca de arroz e resíduos da indústria cerâmica. Ele é ecológico seja pela redução da emissão do gás carbônico, seja pelo uso de materiais naturais. A indústria cimenteira é responsável por 5% a 7% das emissões mundiais dos gases do efeito estufa. No caso do concreto, liga formada por cimento, brita (pedra) e areia, é possível reduzir o consumo de cimento em 20% a 40% com alternativas como cinza de bagaço de cana-de-açúcar, cinza de casca de arroz e resíduos da indústria cerâmica. A brita pode ser completamente substituída por materiais obtidos em demolições de construções antigas.
Reaproveitamento de garrafas PET: São várias as aplicações do reaproveitamento de garrafas PET. Na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, por exemplo, jovens reutilizam garrafas PET na forma de objetos úteis como vassouras.
 A importância da reciclagem do PET.
  • Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.
  • Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. 
Com criatividade podemos criar em casa vários objetos úteis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo:
- Luminárias
- Vasos para plantas
- Regadores para plantas
- Porta guardanapo
- Banquinhos
- Porta lápis e canetas
- Jogos educativos
- Potes para utensíliosinvés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.